“… Temos guardado um silêncio bastante parecido com a estupidez…”,proclamação inssurrecional da Junta Tuitiva na cidade de La Paz, em 16/7/1809, extraído do livro As veias abertas da América Latina, de Eduardo Galeano

“Enquanto estivermos lutando, estaremos felizes…. A satisfação está no esforço e não na realização final”, Mahatma Gandhi (1869-1948)

“… A injustiça não se resolve.
À sombra do mundo errado
murmuraste um protesto tímido.
Mas virão outros…” Trecho do poema “Consolo na praia” de Carlos Drummond de Andrade.

“Nenhum investidor deveria precisar de um facão e de um capacete para saber o que o CEO faz”, por Chistopher Cox (Presidente da SEC entre 2005 e 2009).

“Onde começar? O lugar onde começar é com o conselho. A maneira como se transmite o desejo de algum tipo de mudança é por meio da efetivação da mudança no conselho”, por Robert Monks (em “Mudando de lado” de Hilary Rosenberg, Ed. Campus 2000)

“O grau de competência legal conferido ao Conselho Fiscal brasileiro (fiscalização de contas e da gestão) implica outorga-lhe uma função valorativa formal e de mérito, vale dizer um verdadeiro controle de legitimidade”, por Waldirio Bulgarelli (em Regime Jurídico do Conselho Fiscal das S/A, Ed. Renovar, 1998)

“A dissuação funciona no mundo do colarinho branco”, por Robert Khuzami, diretor de fiscalização da SEC (2010)

“Essas empresas chegam a situação em que ninguém as possui do ponto de vista econômico, mas também ninguém detém sua propriedade sob uma perspectiva moral e psicológica…. A empresa que não é de ninguém acaba afundando”, por Robert Monks (em “Mudando de lado” de Hilary Rosenberg, Ed. Campus 2000)

“O ataque em massa ao meio ambiente global não é de responsabilidade apenas de industrialistas ávidos de lucros, nem de políticos sem visão e corruptos. Há muita culpa a partilhar”, por Carl Sagan, astrônomo norte-americano (1934-1996)

“Felizmente, os fundos de pensão, que de tal forma dependem do mercado de capitais, são participantes tão importantes que têm condições de fazer valer suas exigências. Como nenhuma outra categoria de investidor, os gestores das EFPCs podem impulsionar o mercado para que se organize da forma como necessitam”, por Maria Helena Santana, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (em Fundos de Pensão e mercado de capitais, Ed. Peixoto Neto, 2008)

“É ridículo que, ainda hoje, uma empresa venha dizer não ser possível fazer isto ou aquilo”, por Anne Simpson, gerente de portfólio sênior de governança corporativa do fundo de pensão CalPERS ao comentar a disputa pelo voto majoritário na Apple (fevereiro/2011)

“Gentileza gera gentileza”, por José Datrino – o “Profeta Gentileza” (personalidade urbana carioca – 1917/1996)

Original article:

Transparência no Brasil?

Verified by MonsterInsights