Como diriam “Os Novos Baianos”: “está na hora dessa gente bronzeada mostrar o seu valor”. Pois a audiência pública da minuta de Instrução que altera as Instruções CVM nos358/02, 480/09 e 481/09 (até o dia 14/5 pelo e-mail

audpublica0313@cvm.gov.br) é uma ótima oportunidade.

Sabendo que questões relacionadas com a representação de acionistas já foram endereçadas de forma competente pela AMEC (o conjunto de sugestões está disponível em http://www.amecbrasil.org.br/doc2/Amec_IN481.pdf), a preocupação com a transparência, ou melhor, a falta de, pode mover alguns investidores ativistas a sugerirem a inclusão de itens sobre diversidade: que tal copiar algumas questões do relatório ISE, só para desmascarar quem gosta de propagandear conversa fiada?

Ou quem sabe sugerir que as empresas sejam obrigadas a divulgar a relação entre o maior salário e o salário médio da organização? Os investidores conseguiriam identificar distorções enormes, com certeza.

Mas por favor, institutos defensores dos fracos e oprimidos, é um número, resultado da divisão de dois valores, não vale pedir liminar alegando que a remuneração de centenas de executivos serão disponibilizadas na WEB.

Abraços a todos e uma boa semana,

Renato Chaves

Taken from – 

Audiências públicas da CVM: a hora do investidor mostrar o seu valor.