Ao ser entrevistado pela jornalista Ana Paula Ragazzi sobre a polêmica em torno das twittadas de um famoso CEO, matéria publicada no jornal Valor do dia 22/4, fui enfático em afirmar que todo Administrador que fala ou escreve sobre a Cia onde atua tem que responder pelo que fala, mesmo que isso aconteça em uma mesa do Cervantes às 3:00 da madrugada. E se o regulador não questioná-lo vira bagunça.

Confesso que recentemente aderi a tal ferramenta da chamada rede social, mas tão somente para divulgar o Blog. Para meu espanto, mesmo sem qualquer divulgação, a tal conta (@bloggovernnaca) já tem vários seguidores, de origens variadas e desconhecidas. Mas o sucesso dessa e de outras ferramentas tem origem nos jovens, que compartilham informações tão inúteis como “estou chegando no show do Motosserra Truck Clube” somente para se manterem em evidencia com os amigos. Pergunto-me se um dia o trafego de informações não irá “explodir”, tamanho é o numero de fotos e textos que são compartilhados e curtidos? A conferir….

Criar expectativas somente para alguns investidores é um delito e como tal deve ser tratado. Para o não avisado, o responsável pela divulgação de informações em uma empresa listada é o diretor de relações com investidores (DRI) e as ferramentas são os chamados “fatos relevantes”, os “comunicados ao mercado” e os “avisos aos acionistas”, com depósito das informações nos sites da CVM e bolsa, além do site da Cia. Isso sem falar nos documentos que são publicados obrigatoriamente nos respectivos veículos oficiais de divulgação (jornal definido pelos acionistas em assembleia). Uma assessoria de imprensa ajuda muito, especialmente se a empresa está nas paginas dos jornais e revistas, como é o caso. Mas imaginar que o investidor vai ser obrigado a seguir nos twitters da vida todos os Administradores de todas as empresas onde investe, alem dos fatos relevantes, é tripudiar do bom senso.


A preocupação que devemos ter é de reduzir a assimetria de informações e não aumentá-la. Ou será que existe a curiosidade em saber se o magnata vai ao show do “Motosserra Truck Clube” a bordo de sua McLaren F1?

Abraços a todos e uma boa semana,

Renato Chaves

Original link – 

Twitter de CEO é público ou privado?

Contact Now