O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, fez palestra ontem (14) no XXV Fórum Nacional do Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), realizado na sede do BNDES, no Rio de Janeiro. Nardes participou do painel “O Brasil na rota do desenvolvimento” e abordou os desafios para o crescimento do País em áreas como infraestrutura, educação, saúde e segurança pública.

O presidente destacou as deficiências de planejamento como um dos principais entraves para o Brasil. Ele citou as dificuldades de execução do orçamento federal. Em 2012, o montante autorizado foi de R$ 2,4 trilhões, com R$ 1,9 trilhão executado. Com exceção da Defesa, os demais ministérios aplicaram menos de 50% dos recursos disponíveis no orçamento anual.

Nardes anunciou que o TCU lançará em agosto um projeto nacional para elevar os padrões de governança na administração pública. O assunto vem sendo discutido com o governo federal e terá colaboração internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Prevê a troca de boas práticas com países como Chile, México, França, Alemanha e Coreia do Sul. “O Brasil precisa de um pacto pela governança em todas as esferas”, destacou. “O controle deve ser um indutor para o crescimento do País. Não basta apenas punir, é também papel do TCU trabalhar preventivamente, atacar as causas já na origem para evitar que desperdícios de recursos públicos ocorram ano após ano.”

Além do presidente do TCU, participaram do painel empresários e economistas, como o presidente do Conselho de Administração da Organização Odebrecht, Emílio Odebrecht, o presidente do grupo empresarial Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, o presidente da Natura Cosméticos, Alessandro Carlucci, e o membro do Conselho de Administração da BNDESPar Roberto Teixeira da Costa.

Fórum – Iniciado em 1988, o Fórum Nacional é uma associação que reúne os principais economistas, sociólogos e cientistas políticos brasileiros, com o intuito de oferecer propostas concretas para a modernização da sociedade brasileira. Com a criação do Inae, sociedade sem fins lucrativos, em 1991, o fórum adquiriu caráter permanente. O XXV Fórum Nacional segue até amanhã (16).

Na foto, o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, ao lado do economista Reis Velloso

Siga o TCU no Twiter: twitter.com/tcuoficial.

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

See the original post: 

Presidente do TCU faz palestra em fórum nacional de economia

Verified by MonsterInsights