Indicadores de Desempenho para a TI

  • Capacitação nas melhores práticas para elaboração, acompanhamento e mensuração de métricas de desempenho para a área de TI. Definição de KPI (Key Performance Indicator) para a Gestão & Governança de TI.
  • Definir os indicadores a serem quantificados, os KPIs (Key Performance Indicators) são parâmetros que visam a medição de fatores críticos para o sucesso e permitem aos gestores a obtenção de um amplo conhecimento do cenário, procurando entender as interações dos índices nas diversas áreas, contribuindo para o Controle e ações pro-ativas através da definição Metas que nortearão a Gestão & Governança;
  • Identificar as necessidades de cada área e estabelecer os requisitos para subsidiar a definição dos indicadores a serem utilizados no monitoramento e na avaliação das respectivas áreas;
  • Alinhar a TI ao Planejamento Estratégico no BSC – Balanced Scorecard;
  • Apresentar um guia de implementação para definir Indicadores (KPIs) e o Painel de Controle (dashboard/cockpit) para de TI;
  • Apresentação de diversos Indicadores (KPIs) para a TI, como: Desenvolvimento; Infra-estrutura; Suporte; Direção Estratégica; Escritório de Projetos.

Módulo 1 – Porque medir?

  • 1.1- Porque medir?
  • 1.2- Gestão Pro-ativa ou Reativa;
  • 1.3- Transparência da operação;
  • 1.4- Alinhamento estratégico.

Módulo 2 – BSC e a TI

  • 2.1- Conceitos sobre BSC –  Balanced Scorecard;
  • 2.2- BSC ligado com a TI.

Módulo 3 – Criação do caderno de métricas para a TI

  • 3.1- Como definir sua métrica?
  • 3.2- Técnicas para definir Indicadores (KPIs) como “S.M.A.R.T.” (Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Timely) e outras;
  • 3.3- Caderno de Métricas
    • 3.3.1- Template do formulário para KPI
    • 3.3.2- COBIT e as métricas
    • 3.3.3- ITIL e as métricas
    • 3.3.4- Exemplos de Métricas
    • 3.3.5- Métricas do mercado
    • 3.3.6- Bibliotecas de métricas na internet

Módulo 4 – Criação de Painel de Controle (dashboard)

  • 4.1- Dashboard como ferramenta da gestão
  • 4.2- Projeto Dashboard
  • 4.3- BSC – Balanced Scorecard e a TI
  • 4.4- Exemplos de Dashboard
  • 4.5- Dashboard e Plano de Ação
  • 4.6- Gráfico Gauge/Velocímetro
  • 4.7- Fatores Críticos de Sucesso

Módulo 5 – Implementar Gestão por Indicadores

  • 5.1- 7 Passos para Implementar Gestão de Indicadores

BLOG | últimos posts