Curso Grátis| Indicadores de Desempenho para a TI

  • Capacitação nas melhores práticas para elaboração, acompanhamento e mensuração de métricas de desempenho para a área de TI. Definição de KPI (Key Performance Indicator) para a Gestão & Governança de TI.
  • Definir os indicadores a serem quantificados, os KPIs (Key Performance Indicators) são parâmetros que visam a medição de fatores críticos para o sucesso e permitem aos gestores a obtenção de um amplo conhecimento do cenário, procurando entender as interações dos índices nas diversas áreas, contribuindo para o Controle e ações pro-ativas através da definição Metas que nortearão a Gestão & Governança;
  • Identificar as necessidades de cada área e estabelecer os requisitos para subsidiar a definição dos indicadores a serem utilizados no monitoramento e na avaliação das respectivas áreas;
  • Alinhar a TI ao Planejamento Estratégico no BSC – Balanced Scorecard;
  • Apresentar um guia de implementação para definir Indicadores (KPIs) e o Painel de Controle (dashboard/cockpit) para de TI;
  • Apresentação de diversos Indicadores (KPIs) para a TI, como: Desenvolvimento; Infra-estrutura; Suporte; Direção Estratégica; Escritório de Projetos.

Módulo 1 – Porque medir?

  • 1.1- Porque medir?
  • 1.2- Gestão Pro-ativa ou Reativa;
  • 1.3- Transparência da operação;
  • 1.4- Alinhamento estratégico.

Módulo 2 – BSC e a TI

  • 2.1- Conceitos sobre BSC –  Balanced Scorecard;
  • 2.2- BSC ligado com a TI.

Módulo 3 – Criação do caderno de métricas para a TI

  • 3.1- Como definir sua métrica?
  • 3.2- Técnicas para definir Indicadores (KPIs) como “S.M.A.R.T.” (Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Timely) e outras;
  • 3.3- Caderno de Métricas
    • 3.3.1- Template do formulário para KPI
    • 3.3.2- COBIT e as métricas
    • 3.3.3- ITIL e as métricas
    • 3.3.4- Exemplos de Métricas
    • 3.3.5- Métricas do mercado
    • 3.3.6- Bibliotecas de métricas na internet

Módulo 4 – Criação de Painel de Controle (dashboard)

  • 4.1- Dashboard como ferramenta da gestão
  • 4.2- Projeto Dashboard
  • 4.3- BSC – Balanced Scorecard e a TI
  • 4.4- Exemplos de Dashboard
  • 4.5- Dashboard e Plano de Ação
  • 4.6- Gráfico Gauge/Velocímetro
  • 4.7- Fatores Críticos de Sucesso

Módulo 5 – Implementar Gestão por Indicadores

  • 5.1- 7 Passos para Implementar Gestão de Indicadores

Grátis, acesse aqui

BLOG | últimos posts

Atitudes para aumentar as chances de sucesso do seu projeto

Chega de projeto que não virá realidade! Vamos definir as ATITUDES necessárias para fazer acontecer, para termos os resultrados que queremos e muito mais. Veja este roteiro para provocar sua equipe e você a encontrar o que falta para materializar seus projetos. Assita...

ler mais