FAP – Formação Analista de Processos de Negócios

Objetivo do curso

Você já se perguntou como ajudar as instituições a serem mais ágeis, eficientes e alinhar o dia a dia com as metas corporativas? Nós temos a resposta! O nosso curso FAP – Analista de Processos de Negócios com a ferramenta BizAgi tem como objetivo apresentar uma visão holística da Gestão por Processos de Negócios, trazendo técnicas modernas e leves para levar o conhecimento aplicável ao dia a dia e aos desafios corporativos.

Nosso curso é resultado de muitas atualizações ao longo do tempo e é altamente prático e intuitivo, inovando com infográficos e métodos lúdicos para facilitar a compreensão do conteúdo. Você aprenderá roteiros para mapear o cenário atual (‘as-is’), redesenhar (‘to-be’), fazer o diagrama e elaborar o projeto, aplicando todo o conhecimento em um processo real e desafiador.

Um dos pontos altos do curso é o aprendizado do software BizAgi Process Modeler, onde apresentamos exemplos e as melhores práticas para o seu diagrama. Você aprenderá fazendo, passando do mapeamento do processo com post-it para a elaboração do diagrama no software. Tudo isso de maneira ágil e assertiva.

Mapeamento de Processos com método Ágil

Este curso tem mais de 10 anos de constante evolução, resultando em um roteiro passo a passo para analisar, mapear e redesenhar os processos da sua organização. Com a expertise acumulada ao longo do tempo, você terá acesso a um método eficiente e comprovado para otimizar a performance dos processos e alcançar melhores resultados para o seu negócio. Não perca a oportunidade de aprimorar a gestão da sua empresa com esse curso de excelência.

Seção: 1 – Gestão por Processos

Como ajudar as instituições a serem mais ágeis, eficientes e assegurar alinhamento entre o dia a dia e as metas corporativas? Está seção do curso tem o objetivo de responder está pergunta. Um dos pontos importante na Gestão por Processos, é ganhar maturidade. Organizações com Maturidade = 3, ou seja, processo documentado, comunicado e aplicado, quanto maior a maturidade (igual ou maior que 3) terá maior agilidade, gestão, controle e conformidade, performance e eficiência para sua organização.

1. BPM da idade média à atualidade
2. Da Estratégia ao dia a dia
3. Visão Simplificada da Gestão por Processos de Negócios
4. Gestão por Processos – Visão Geral
5. Cadeia de Valor
6. Modelo de Negócios – The Business Canvas
7. Nível da Documentação dos Processos
8. Macro Processos – exemplos
9. Silos x Gestão por Processos

Seção: 2 – Cenário Atual – ‘as-is’

Há muita ansiedade para ver o diagrama pronto, mas antes é necessário fazer uma análise no cenário atual do processo, levantar os pontos fracos, as métricas de volume do processo, entender o contexto e muito mais. Siga os 10 passos para fazer a leitura do cenário atual (fotografia). Resultado: Uma Análise Analítica para subsidiar a modelagem do processo e posterior proposição de mudança ao processo.
2.1- Infográfico – 10 Passos na Análise de Processo – Cenário Atual – ‘AS-IS’ – Visão Analítica

Seção: 3 – SIPOC – Pré-Diagrama – Lúdico e Colaborativo

Este método é lúdico, fácil e divertido onde vc envolve as áreas de negócios. Resultado: agilidade para ter a visão macro do processo, de maneira colaborativa. Está técnica ajuda a ganhar tempo.

3.1- Apresentação – Mapeamento de Processos com SIPOC
3.2- Passo a passo para fazer acontecer o SIPOC
3.3- SIPOC do Processo de Compras
3.4-Processo Compras – BizAgi
3.5- Importância do SIPOC
3.6- Apresentação em sala de aula – SIPOC

Seção: 4 – Diagrama com POST-IT – Pós SIPOC

Chegar na 1a. versão do diagrama do processo com ‘post-its’.

4.1-Diagrama com Post-It pós SIPOC

Seção: 5 –Notação para mapeamento (BPMN)

A Notação (BPMN – Business Process Model and Notation) para modelagem de processos é a padrão de mercado para elaborar diagrama de processos.

5.1- Melhor Prática na modelagem com BPMN
5.2- Visão geral BPMN e Automação de Processo

Seção: 6 – Elaboração do Diagrama na ferramenta

Os principais passos para fazer seu diagrama de processos no BizAgi.

6.1- Infográfico – BizAgi em 6 passos
6.2- Resumo da Melhor Prática
6.3- Início dos trabalhos para fazer o Diagrama no BizAgi
6.4- Criação das Tarefas e alinhamento
6.5- Gateway – Decisão
6.6- Como gerar documentação para Web e para Microsoft Word
6.7- Tipos de Sub-Processos
6.8- Dez passos para o diagrama
6.9- Exemplos de Diagramas
6.91- Gateway e Sub-processo

Seção: 7 – Proposta de Melhoria – ‘to-be’

Os 7 passos para fazer a Proposta de Redesenho e Melhoria (‘to-be’)

7.1- Infográfico-7 Passos na Proposta de Melhoria (‘to-be’)
7.2- Guia Rápido do Redesenho (‘to-be’)
7.3- Guia de Inspiração para a Melhoria do Processo (‘to-be’)
7.4- Guia de Solução de Problema
7.5- Guia Solução Problema-Resumo em sala
7.6- Por que Automatizar Rotinas Processos Trabalho?

Seção: 8 – Indicadores

Os 4 passos para definir indicador de performance

8.1- Roteiro em 4 passos para criar Indicadores
8.2-Criação de Indicador
8.3- KPI – Qual é o melhor indicador?

Seção: 9 – Projeto BPM

A justificativa (Business Case) para as mudanças (melhorias) nos processos

9.1- Business Case em Projetos BPM
9.2- Principais ENTREGAS e PRODUTOS na estabelecer a Gestão de Processos de Negócios
9.3- Como priorizar os PROCESSOS para o Projeto
9.4-Projeto BPM- do macroprocesso a melhoria

Seção: 10 – GMO – Gestão de Mudança Organizacional

Gestão da Mudança Organizacional, roteiro para consolidar as mudanças propostas.

10.1- Gestão de Mudança Organizacional
10.2- Guia Rápido da Gestão de Mudança
10.3- Liderando a Mudança

Seção: 11 – Escritório de Processos de Negócios

O Escritório de Processos de Negócios contribui para ganhar a cultura de processos, aumento de performance e foco no cumprimento das metas e objetivos institucionais

11.1- Guia Executivo do Escritório de Processos
11.2- Infográfico do Escritório de Processos
11.3- Escritório de Processos x PMO
11.4- Wiki para documentação

Seção: 12 – Gestão de Riscos e Mapeamento de Processos

O mapeamento de processos na contribuição da identificação de riscos para criação da matriz de riscos.

12.1- Análise de Riscos em Processos

 

Seção: 13 – CSC-Centro de Serviço Compartilhado

CSC é aplicabilidade da Gestão por Processos para aumentar a eficiência operacional

13.1- CSC – Centro de Serviço Compartilhado – visão executiva

EAD – Ensino a Distância:


  • R$ 149,00
  • Carga horária: 10 horas (videoaula, material de apoio, exercício e outros)
  • Tempo para concluir : 28 dias
  • Incluso: 1 hora de mentoria e certificado digital de conclusão

 On-line (ao vivo) :

  • Próxima turma: Entre em contato
  • Carga horária: 16hs;
  • Período: das 9hs às 12 hs – 13hs às 18hs;
  • Valor: R$ 1.499,00

Entre em contato - FAP

7 + 12 =

EAD ou on-line?

EAD – Ensino a Distância(método assíncrono)

O profissional faz o curso no seu tempo. Disponibilizamos em nossa plataforma de LMS (Learning Management System) todo o material do curso, como: vídeo aulas, slides, mapas mentais, infográficos, sketchboard, exercício. Para clientes corporativos, enviamos semanalmente relatório com gráficos sobre a participação de seus colaboradores. Conforme o curso, há mentoria, que são sessões com a equipe que produziu o conteúdo para tirar eventuais dúvidas/esclarecimentos.

On-line/ao vivo (método síncrono)

Aqui é a ‘Live’ dos cursos, ou seja, tudo ocorre em tempo real, entretanto, há alguns diferenciais. A plataforma permite interação entre o professor e participantes, por exemplo, com compartilhar da tela, ‘quadro branco’ para esboçar as explicações, realização de enquetes on-line, e os participantes podem em qualquer momento tirar dúvidas e apresentar seus desafios através do microfone, chat, ícones (levantar a mão).

A proposta é levar a experiência on-line o mais próximo da aula presencial e permitir que a tecnologia seja uma aliada na aprendizagem.

Qual diferença?

1) Sobre o conteúdo: é o mesmo conteúdo;

2) Interação no curso on-line: Tem profissional que prefere contato com o professor e os demais participantes. O curso on-line, de 16 horas pode ser realizado em dois dias ou em 4 sessões;

3) Interação no curso EAD: A interação pode ser realizada via mentoria (reunião virtual, pauta: dúvida/esclarecimento);

4) Valor: O curso EAD tem desconto de no mínimo de 50%;

5) Comodidade: No EAD o prazo de conclusão é de 28 dias e pode ser realizado no seu tempo, na sua agenda e em qualquer lugar que tenha acesso a internet;

6) Duração da carga horária: O conteúdo é o mesmo, porém a carga horária (das aulas gravadas e exercícios) no EAD é menor. Pois, na gravação não há interação, interrupções, parada para o café e outros. Há curso de 16 hs no on-line e no EAD são 8 hs, ou curso de 8 hs no on-line e no EAD são 2 hs, por exemplo;

7) Ponto de vista: A escolha é muito pessoal ou econômica.

Gestão por Processos, Performance e ResultadosEADOn-line ou Presencial
1. FAP – Formação Analista de Processos de Negócios-------------Entre em contato
2. Workshop Gestão por Processos-------------Entre em contato
3. BizAgi na Prática | Mapeamento de Processos-------------Entre em contato
4. Analista de Negócios-------------Entre em contato
5. Microsoft Visio Fluxogramas e Processos-------------Entre em contato
6. Elaboração de Indicadores (KPI) e Dashboard-------------Entre em contato
7. Escritório de Processos de Negócios-------------Entre em contato
8. CSC - Centro de Serviços Compartilhados-------------Entre em contato
9. Modelo de Negócios Canvas-------------Entre em contato
10. Business Case
-------------Entre em contato
11. Resolução de Problemas | Método MASP-------------Entre em contato
12. SLA na Gestão de Contratos-------------Entre em contato
13. Design Thinking-------------Entre em contato
14. GMO - Gestão de Mudança Organizacional-------------Entre em contato
15. Inovação com Sprint Google-------------Entre em contato

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