Criação de Indicadores para TI

Principais aspectos coberto no nosso curso:

  1. Porque medir? 
  2. BSC e a TI
  3. Criação do caderno de métricas para a TI
  4. Criação de Painel de Controle (dashboard)
  5. Implementar Gestão por Indicadores
  6. Dinâmica: Fazendo acontecer na prática, de forma lúdica e didâtica

Nosso objetivo:

Dinâmica deste curso:

“Aquilo que escuto eu esqueço, aquilo que vejo eu lembro, aquilo que faço eu aprendo.”Confúcio

Juntei experiência dos projetos de consultoria que participei e das turmas que ministrei, e aplicação dos conceitos da Andragogia (é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender), baseia-se nos seguintes princípios: Necessidade de saber: adultos precisam saber por que precisam aprender algo e qual o ganho que terão no processo; Autoconceito do aprendiz, Papel das experiências, Prontidão para aprender, Orientação para aprendizagem e Motivação.

Além da Andragoia, o Confúcio (conforme citado acima), me inspirou a elaborar a dinâmica, para prender o participante, não deixar ‘chato’ o curso, permitir que o investimento (financeiro e tempo) gere resultado. Durante a capacitação, nós dedicamos 25% a conceitos e 75% à prática, fazendo com que as dúvidas materializem o entendimento dos conceitos em caso real.

Os participantes terminam com exemplo prática da sua realidade, de como definir indicadores, entendem os Fatores Críticos de Sucesso e como mudar a forma de fazer gestão, permitindo mais pragmatismo no gerenciamento.

Após o curso, fechamos um compromisso para que todos continuem a praticar os conceitos abordados e fechamos uma agenda para tirar dúvidas (sem ônus financeiro), pois ninguém aprende a andar de bicicleta em sala de aula, é no dia-a-dia (rotinas das pessoas), que as dúvidas mais críticas surgirão. Está reunião se for em São Paulo, realizamos presencial e fora de São Paulo, a fazemos via skype. Este momento é oportuno para sedimentar os conhecimentos e gerar resultados para recuperar o investimento realizado.

Uires Tapajós

Consultor & Instrutor de GRC & BPM, CompanyWeb

Módulo 1 – Porque medir?

1- Porque medir?

2- Gestão Pro-ativa ou Reativa;

3- Transparência da operação;

4- Alinhamento estratégico.

Módulo 2 – BSC e a TI

1- Conceitos sobre BSC –  Balanced Scorecard;

2- BSC ligado com a TI.

Módulo 3 – Criação do caderno de métricas para a TI

1- Como definir sua métrica?

2- Técnicas para definir Indicadores (KPIs) como “S.M.A.R.T.” (Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Timely) e outras;

3- Caderno de Métricas

3.1- Template do formulário para KPI

3.2- COBIT e as métricas

3.3- ITIL e as métricas

3.4- Exemplos de Métricas

3.5- Métricas do mercado

3.6- Bibliotecas de métricas na internet

Módulo 4 – Criação de Painel de Controle (dashboard)

1- Dashboard como ferramenta da gestão

2- Projeto Dashboard

3- BSC – Balanced Scorecard e a TI

4- Exemplos de Dashboard

5- Dashboard e Plano de Ação

6- Gráfico Gauge/Velocímetro

7- Fatores Críticos de Sucesso

Módulo 5 – Implementar Gestão por Indicadores

7 Passos para Implementar Gestão de Indicadores

  • Carga horária: 16 horas;
  • Entre em contato.

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