Criação de Indicadores para TI

Principais aspectos coberto no nosso curso:

  1. Porque medir? 
  2. BSC e a TI
  3. Criação do caderno de métricas para a TI
  4. Criação de Painel de Controle (dashboard)
  5. Implementar Gestão por Indicadores
  6. Dinâmica: Fazendo acontecer na prática, de forma lúdica e didâtica

Nosso objetivo:

Dinâmica deste curso:

“Aquilo que escuto eu esqueço, aquilo que vejo eu lembro, aquilo que faço eu aprendo.”Confúcio

Juntei experiência dos projetos de consultoria que participei e das turmas que ministrei, e aplicação dos conceitos da Andragogia (é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender), baseia-se nos seguintes princípios: Necessidade de saber: adultos precisam saber por que precisam aprender algo e qual o ganho que terão no processo; Autoconceito do aprendiz, Papel das experiências, Prontidão para aprender, Orientação para aprendizagem e Motivação.

Além da Andragoia, o Confúcio (conforme citado acima), me inspirou a elaborar a dinâmica, para prender o participante, não deixar ‘chato’ o curso, permitir que o investimento (financeiro e tempo) gere resultado. Durante a capacitação, nós dedicamos 25% a conceitos e 75% à prática, fazendo com que as dúvidas materializem o entendimento dos conceitos em caso real.

Os participantes terminam com exemplo prática da sua realidade, de como definir indicadores, entendem os Fatores Críticos de Sucesso e como mudar a forma de fazer gestão, permitindo mais pragmatismo no gerenciamento.

Após o curso, fechamos um compromisso para que todos continuem a praticar os conceitos abordados e fechamos uma agenda para tirar dúvidas (sem ônus financeiro), pois ninguém aprende a andar de bicicleta em sala de aula, é no dia-a-dia (rotinas das pessoas), que as dúvidas mais críticas surgirão. Está reunião se for em São Paulo, realizamos presencial e fora de São Paulo, a fazemos via skype. Este momento é oportuno para sedimentar os conhecimentos e gerar resultados para recuperar o investimento realizado.

Uires Tapajós

Consultor & Instrutor de GRC & BPM, CompanyWeb

Módulo 1 – Porque medir?

1- Porque medir?

2- Gestão Pro-ativa ou Reativa;

3- Transparência da operação;

4- Alinhamento estratégico.

Módulo 2 – BSC e a TI

1- Conceitos sobre BSC –  Balanced Scorecard;

2- BSC ligado com a TI.

Módulo 3 – Criação do caderno de métricas para a TI

1- Como definir sua métrica?

2- Técnicas para definir Indicadores (KPIs) como “S.M.A.R.T.” (Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Timely) e outras;

3- Caderno de Métricas

3.1- Template do formulário para KPI

3.2- COBIT e as métricas

3.3- ITIL e as métricas

3.4- Exemplos de Métricas

3.5- Métricas do mercado

3.6- Bibliotecas de métricas na internet

Módulo 4 – Criação de Painel de Controle (dashboard)

1- Dashboard como ferramenta da gestão

2- Projeto Dashboard

3- BSC – Balanced Scorecard e a TI

4- Exemplos de Dashboard

5- Dashboard e Plano de Ação

6- Gráfico Gauge/Velocímetro

7- Fatores Críticos de Sucesso

Módulo 5 – Implementar Gestão por Indicadores

7 Passos para Implementar Gestão de Indicadores

  • Carga horária: 16 horas;
  • Entre em contato.

BLOG | últimos posts

Atitudes para aumentar as chances de sucesso do seu projeto

Chega de projeto que não virá realidade! Vamos definir as ATITUDES necessárias para fazer acontecer, para termos os resultrados que queremos e muito mais. Veja este roteiro para provocar sua equipe e você a encontrar o que falta para materializar seus projetos. Assita...

ler mais