Criação de Indicadores para TI

Principais aspectos coberto no nosso curso:

  1. Porque medir? 
  2. BSC e a TI
  3. Criação do caderno de métricas para a TI
  4. Criação de Painel de Controle (dashboard)
  5. Implementar Gestão por Indicadores
  6. Dinâmica: Fazendo acontecer na prática, de forma lúdica e didâtica

Nosso objetivo:

Dinâmica deste curso:

“Aquilo que escuto eu esqueço, aquilo que vejo eu lembro, aquilo que faço eu aprendo.”Confúcio

Juntei experiência dos projetos de consultoria que participei e das turmas que ministrei, e aplicação dos conceitos da Andragogia (é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender), baseia-se nos seguintes princípios: Necessidade de saber: adultos precisam saber por que precisam aprender algo e qual o ganho que terão no processo; Autoconceito do aprendiz, Papel das experiências, Prontidão para aprender, Orientação para aprendizagem e Motivação.

Além da Andragoia, o Confúcio (conforme citado acima), me inspirou a elaborar a dinâmica, para prender o participante, não deixar ‘chato’ o curso, permitir que o investimento (financeiro e tempo) gere resultado. Durante a capacitação, nós dedicamos 25% a conceitos e 75% à prática, fazendo com que as dúvidas materializem o entendimento dos conceitos em caso real.

Os participantes terminam com exemplo prática da sua realidade, de como definir indicadores, entendem os Fatores Críticos de Sucesso e como mudar a forma de fazer gestão, permitindo mais pragmatismo no gerenciamento.

Após o curso, fechamos um compromisso para que todos continuem a praticar os conceitos abordados e fechamos uma agenda para tirar dúvidas (sem ônus financeiro), pois ninguém aprende a andar de bicicleta em sala de aula, é no dia-a-dia (rotinas das pessoas), que as dúvidas mais críticas surgirão. Está reunião se for em São Paulo, realizamos presencial e fora de São Paulo, a fazemos via skype. Este momento é oportuno para sedimentar os conhecimentos e gerar resultados para recuperar o investimento realizado.

Uires Tapajós

Consultor & Instrutor de GRC & BPM, CompanyWeb

Módulo 1 – Porque medir?

1- Porque medir?

2- Gestão Pro-ativa ou Reativa;

3- Transparência da operação;

4- Alinhamento estratégico.

Módulo 2 – BSC e a TI

1- Conceitos sobre BSC –  Balanced Scorecard;

2- BSC ligado com a TI.

Módulo 3 – Criação do caderno de métricas para a TI

1- Como definir sua métrica?

2- Técnicas para definir Indicadores (KPIs) como “S.M.A.R.T.” (Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Timely) e outras;

3- Caderno de Métricas

3.1- Template do formulário para KPI

3.2- COBIT e as métricas

3.3- ITIL e as métricas

3.4- Exemplos de Métricas

3.5- Métricas do mercado

3.6- Bibliotecas de métricas na internet

Módulo 4 – Criação de Painel de Controle (dashboard)

1- Dashboard como ferramenta da gestão

2- Projeto Dashboard

3- BSC – Balanced Scorecard e a TI

4- Exemplos de Dashboard

5- Dashboard e Plano de Ação

6- Gráfico Gauge/Velocímetro

7- Fatores Críticos de Sucesso

Módulo 5 – Implementar Gestão por Indicadores

7 Passos para Implementar Gestão de Indicadores

  • Carga horária: 8 horas;
  • Horário INTEGRAL: 9h às 18h.
  • Horário NOTURNO: 18h 30min às 22h 30min
Locais
  • São Paulo – Av. Paulista, 171 – 2º andar – Bela Vista (ao lado do Itaú Cultural).
2 0 1 6
Local Data Período Ação
SP 23/Nov Qua. – 9h às 18h Inscrição
SP 14/Dez Qua. – 9h às 18h Inscrição
2 0 1 7
Local Data Período Ação
SP 11/Jan Qua. – 9h às 18h Inscrição
SP 06/Fev Seg. – 9h às 18h Inscrição
SP 14/Mar Ter. – 9h às 18h Inscrição
SP 18/Abr Ter. – 9h às 18h Inscrição
SP 10/Mai Qua. – 9h às 18h Inscrição

1 Participante

R$980
Inscrição

3 Participantes

R$2.580
  • Valor da Inscrição (individual) R$ 860,00
Inscrição

BLOG | últimos posts

Relatório Global de Fraude e Risco – Kroll

O relatório sobre fraude e risco corporativo, apresenta várias informações relevantes, apresentando um visão pragmática sobre o assunto, como a 'Ameaça Interna', conforme abaixo. Ameaça Interna Apesar das preocupações generalizadas com ataques externos, os resultados...

ler mais

Evolução do Risco

Para quebrar uma situação complexa, você precisa entender os componentes da situação e como eles se relacionam entre si. Como as diferentes peças interagem, em última instância alcançar um resultado final? Para visualizar esta ideia, dê uma olhada neste evolução do...

ler mais