Existem vários caminhos para implantação de SOA um deles é utilizar como base o ITIL V3.
O ITIL V3 tem seu foco em serviços, no ciclo de vida do serviços, e SOA também tem seu foco em serviços.
Entendo que ITIL não seja pré-requisito para SOA, mas, se a organização já fala e pensa ITIL, posso considerar o caminho, de certa forma, pavimentado para SOA.
Entendo que a visão de Serviços para ITIL é mais abrangente que SOA, mas SOA está inserido no contexto ITIL.
As imagens abaixo são do ITIL V3 e mostram os serviços sob seu escopo.
Percebo que os serviços SOA também podem ser identificados desta forma e neste contexto.
Serviços:

O Gerenciamento de Serviços é um conjunto de habilidades da organização para fornecer valor para o cliente em forma de serviços
(ITIL V3)

Um serviço é um meio de entregar valor aos clientes, facilitando os resultados que os clientes querem alcançar, sem ter que assumir custos e riscos
(ITIL V3)

SOA é uma abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio interoperáveis que podem facilmente ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas.
(
Gartner Group)
Os artigos abaixo resumem parte do meu ponto de vista sobre como Implantar ITIL V3 pode ser um fundamento/base para Implementação de SOA.
O que vocês acham?
É claro que este
post
é só um esboço do que poderia descrito e comentado sobre a relação ITIL V3 e SOA, mas fica a ideia.
Abraços!!
Continue reading here: